Problemas de humidade na sua habitação? Vamos conversar sobre isso.

A humidade pode ser causada por vários fatores na sua casa, mas os mais comuns incluem: ventilação insuficiente, fugas em canos envelhecidos, construção deficiente, zona geográfica onde está localizada a habitação muito húmida e pela passagem do tempo que naturalmente obriga a uma manutenção regular da sua habitação.

A humidade na sua casa é mais do que apenas um inconveniente com cheiros persistentes e manchas inestéticas que nos obrigam a limpezas por vezes acrobáticas para chegarmos ao cantinho mais distante das nossas paredes. Também pode trazer elevados riscos para a saúde de todos os moradores, principalmente daqueles que sofrem de alergias e de problemas respiratórios.

Mofo, fungos e bactérias desenvolvem-se em áreas húmidas e podem-se espalhar rapidamente. Altos níveis de humidade podem levar ao crescimento de fungos, que são a principal causa de alergias, entre outras doenças. É igualmente um problema para a própria casa, cujas estruturas ficam frágeis e danificadas, sendo também um problema para o recheio da própria casa, pois todo o seu conteúdo mais sensível (p.e. roupas, móveis, livros, documentos em papel…), acabam por sofrer um enorme desgaste quando a humidade interior é muito elevada.

Mas qual a origem da humidade interior?

A humidade interior tem três causas principais: 1- condensação, 2 – capilaridade e 3 – infiltração.

Cada uma destas três causas tem formas distintas de atuação. Desta forma é importante saber qual a origem da humidade em sua casa antes de delinear um plano de intervenção, e para isso ninguém melhor do que os profissionais qualificados e experientes para o ajudar.

problemas de humidade - condensação

1 – humidade por condensação.

Este tipo de humidade é o mais comum e aparece quando o vapor de água que produzimos no interior das nossas casas entra em contacto com superfícies mais frias e condensa, formando-se gotículas de água que se infiltram nelas. Surge nos cantos das paredes e tetos e acaba por se revelar nas famosas manchas pretas ou castanhas. As atividades normais dentro da sua habitação são os principais fatores do surgimento deste tipo de humidade, por isso tenha em atenção se costuma secar roupas dentro de casa, por exemplo.

Controlar o grau de humidade da sua casa com equipamento adequado pode ser o primeiro passo para agir por antecipação e prevenir o seu agravamento. Sensores de humidade ou um desumidificador são duas soluções que recomendamos. No entanto, abrir as janelas é uma solução de prevenção que pode ser muito eficaz, desde que a humidade exterior não seja demasiado elevada e aí já terá de ser necessário instalar um equipamento de extração forçada, por exemplo: o exaustor da cozinha, da casa de banho, um ar condicionado to tipo split ( com aquecimento e desumidificação integrada).

Instale isolamento já que este é essencial para evitar que a humidade do exterior entre na habitação. Isolar a casa convenientemente é necessário para restringir a perda de ar seco e quente do ar condicionado ou do seu aquecimento, mantendo assim a temperatura interior em níveis estáveis que impeçam a condensação. Tenha atenção que o isolamento terá de ter sempre em atenção a ventilação para que seja eficaz na redução da humidade da sua casa.

A utilização dos materiais adequados para usar como revestimento da sua casa é uma tarefa em que podemos ajudar, recomendando, por exemplo, revestimentos termo cerâmicos que podem ser aplicados como uma simples tinta.

como remover as manchas de humidade das suas paredes

2 – humidade por capilaridade.

A capilaridade é um fenómeno físico que consiste na subida da água por pequenos canos (capilares) e é o que acontece em muitas habitações com um isolamento deficiente entre o pavimento e o solo. A água sobe do solo e vai subindo pelo pavimento e pelas paredes atingindo por vezes mais de 1 metro de altura, causando salitre, manchas e danos nos revestimentos.

A solução passa pela impermeabilização correta do piso da sua casa e não é fácil de resolver sem a ajuda profissional competente e experiente. Peça-nos um orçamento sem compromisso.

Problemas de humidade na sua casa

3 – humidade por infiltração.

Este tipo de humidade pode ter origem no interior da nossa habitação ou vir do exterior. Quando a origem é interior o problema tem origem nas canalizações. Quando a origem é exterior, normalmente acontece devido a rachas nas paredes, danos nos revestimentos, caleiras ou algerozes entupidos ou estragados e terraços mal impermeabilizados.

A humidade por infiltração pode comprometer seriamente a integridade do edifício e colocar em causa as condições de habitabilidade sendo sempre recomendável recorrer a uma equipa de especialistas como a nossa para o acompanhem nesta tarefa.

Problemas de humidade - infiltrações

Como resolver eficazmente todos os problemas de humidade em casa?

Não se esqueça que optar por fazer uma manutenção regular da sua habitação, previne a desvalorização da sua habitação e, mais importante do que isso, permite uma maior qualidade de vida para si e para a sua família.

Sabia que temos mais de 10 anos de experiência no sector da construção civil, somos uma empresa com certificação R.U.I.S e que estamos no top 5% das melhores PME de Portugal?

Estamos aqui para o ajudar a dar os primeiros passos para acabar de vez com os problemas de humidade na sua casa. Não hesite em nos contactar e peça já um orçamento sem qualquer compromisso:

Pin It on Pinterest