Na Europa, os edifícios são responsáveis por 40% da energia consumida, representando a principal fonte de consumo energético.
Relativamente aos edifícios devemos exigir que, em todas as suas vertentes, sejam sustentáveis, oferecendo conforto e diminuindo a necessidade de consumos energéticos.
O conforto térmico dos edifícios obtém-se através de uma estratégia de tratamento da envolvente que passa, no Inverno, por obter ganhos solares e minimizar as perdas de calor por condução térmica através do bom isolamento térmico da envolvente e, no Verão, por minimizar os ganhos de calor por condução térmica.
O sistema de isolamento térmico pelo exterior (ITE) é um sistema eficaz que permite fazer um correcto tratamento térmico da envolvente opaca vertical dos edifícios. O sistema de isolamento térmico pelo exterior, utilizado em todo o tipo de construção, quer em obra de reabilitação quer em obra nova, é um método para isolamento e protecção dos edifícios pelo exterior, através da fixação do isolante ao suporte.
O isolante é coberto e reforçado com um adesivo (disponível em massa e em pó) e armada com rede de fibra de vidro. A superfície é acabada com um revestimento final contínuo, que lhe confere a protecção final e decoração permanente.
Vantagens do Sistema ITE
O sistema ITE possibilita uma diminuição do consumo de energia, já que o edifício alcança uma temperatura mais estável no interior e consequentemente uma redução da factura energética e de emissões de CO2.
A diminuição das condensações superficiais internas é também uma das vantagens, resultado da maior estabilidade da temperatura interior e da eliminação das pontes térmicas. É importante destacar a melhoria do conforto térmico de Verão, igualmente devido ao aumento da inércia térmica interior, atendendo a que as paredes têm um papel de regulação de temperatura, absorvendo calor nas horas mais quentes do dia para o restituir durante a noite.
A possibilidade da mutação do aspecto das fachadas e a colocação em obra sem perturbar os moradores, torna este sistema particularmente adequado na reabilitação de fachadas, com resolução do défice de isolamento térmico que possam apresentar. Na aplicação, do sistema em obra nova é fundamental referir o ganho de área de construção devido à diminuição da espessura das paredes, dispensando a parede dupla, economizando assim espaço interior e custos com a ausência de caixa-de-ar.
Outra das vantagens reside na redução do peso das paredes exteriores e das cargas permanentes sobre a estrutura, com consequente economia no dimensionamento estrutural. A aplicação do sistema protege contra a água da chuva já que os seus componentes são impermeáveis à água e apresentam uma boa permeabilidade ao vapor de água.